Histórico

Winbraz começou a ser criado em 23/09/1999 quando enviei um email para Jean-Bernard Alemanni (autor do programa Windames) perguntando da possibilidade da adaptação do programa para jogar damas 64 casas na regra internacional. Pois naquela época poucos eram os programas para nossa regra, todos em versão DOS e principalmente porque os mais fortes (Dynamo e Agafonov) em suas versãoes de 100 casas eram inferiores a maioria dos programas europeus (Flits, Truus, Dam, Windames, etc…).

Jean-Bernard foi muito receptivo a idéia, não conhecia a nossa regra (já havia tentado criar um programa 64 na regra americana) e ficou feliz em saber que existia um jogo de 64 casas com a regra internacional. No mesmo dia recebi um email com a primeira versão de Winbraz, porém o simples fato de diminuir o tabuleiro não foi o suficiente para criar um bom programa na regra brasileira. o programa era fraco, se enrolava na abertura e possuia alguns vícios de 100 casas, tal como, ir para os cantos, não desenvolvia as peças atrasadas A1 e H2, etc.

Mandei outro email agradecendo a versão e enviando os comentários sobre o programa. Baseado em meus comentários, dia 25 veio a versão 0.02, esta já veio batizada com o nome de Winbraz (a soma de WINdows + BRAZil).

Dia 26 a versão 0.03… Winbraz já apresentava grande evolução, eu já tinha um pequeno repertório de aberturas, alterados os valores dos parâmetros (usados para cálculos do valor da posição) para o tabuleiro de 64 casas e Jean-Bernard já havia feito algumas correções no programa baseado nos testes e comentários que eu havia feito. Já era hora de testar Winbraz, fui no site do VOG (Vinco Online Games) e fui testar contra o o Agafonov.Bot e Winbraz não teve dificuldades em vencer as duas partidas jogadas. Mas ainda faltava muito, inclusive fazer a forçada.

Dia 2 de outubro começou então a criação do banco de dados de finais, 24 horas depois Winbraz já sabia fazer a forçada. Dia 11, já na versão 0.06 Winbraz começava a ganhar a aparência atual, alguns tabuleiros 3D já estavam adaptados para 64 casas.

e assim foi indo, Jean-Bernard atualizava o programa e eu ia fazendo o arquivo de aberturas, ajustando os parâmetros e informando os defeitos que encontrava. Após mais de 20 versões Beta e vários testes no VOG contra grandes damistas como: Conrado, Leandro Borba, Kandaurov, Franklin Santoro e muitos outros, Winbraz estava pronto para ser comercializado. No final de 1999 a versão 1.00 já estava na internet em 3 versões: Shareware, Pro e Análise.
Durante os anos seguintes praticamente todos os meses Winbraz tinha uma atualização e  pequenas correções, até que em 2005 foi criada a versão 7.0 (última versão de Winbraz) e Winbraz tornou-se um programa gratuito.

Jean-Bernard Alemanni e João Guimarães – Paris, julho de 2000

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s